Side Area Logo
Welcome to unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium
Keep conected
 

29 de junho 2017

A arte de envelhecer

Como guardar

 

A luz e o lugar

Vinhos devem ficar no escuro, longe do sol e de lâmpadas: a claridade altera o aroma e o sabor da bebida. O lugar deve ficar distante de fontes de calor, trepidação e odores fortes.

 

A temperatura

Escolha o lugar mais frio da casa: a média ideal são 12 °C de temperatura ambiente. Menos é ok. Acima de 24 °C, o vinho começa a estragar. Evite variações de mais de 2 °C ao dia.

 

A umidade

O ambiente deve ser arejado, com umidade relativa do ar entre 65% e 75%. Isso evita que a rolha resseque, o que pode provocar vazamento do vinho e entrada de oxigênio na garrafa.

 

A posição

A garrafa deve ficar deitada, para deixar a rolha em contato permanente com o vinho. Isso a mantém úmida e reduz o risco de entrar oxigênio na garrafa – o ar estraga a bebida.

 

Quanto tempo esperar

A verdade: 99% dos vinhos devem ser bebidos jovens, no auge do frescor de seus aromas, até um ano depois de engarrafados. Amadurecer bem depende da uva, do estilo e do produtor

*É um engano comum, mas a data não começa a contar do ano da safra, e sim a partir do engarrafamento – informação geralmente disponível no verso do rótulo ou com o produtor. 

 

Depois de abrir

Sobrou? Para o vinho durar mais, minimize o contato dele com o ar, seu maior inimigo. De preferência, passe o resto para uma garrafa menor e feche-a usando uma tampa a vácuo. Tem apenas a rolha e a garrafa original? Na geladeira, esta é a sobrevida antes de ele azedar.

Tinto: 3 a 5 dias

Branco: 3 dias

Champanhe: 4 horas

oquetemprajantar1100

Esse é um conteúdo especial da revista “O Que Tem Pra Jantar?”. Você só encontra o Mundo do Vinho no St. Marche. Compre o seu exemplar nas lojas, se inspire na cozinha e faça o bem! Cada revista ou edição especial é uma doação para a ONG Banco de Alimentos.

POST TAGS: