Side Area Logo
Welcome to unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium
Keep conected
 

11 de julho 2017

Crostatas de frutas da estação

A sobremesa perfeita é doce na medida; rústica, mas elegante; contempla todas as épocas do ano; e pode ser servida quentinha, para acolher a alma. Prazer, essa é a crostata, mãe de todas as tortas.

Ingredientes

Para a massa:

  • 2 xícaras de farinha
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 100 g de manteiga gelada
  • água gelada (o suficiente para dar liga)

 

Para o recheio:

  • 2 xícaras de frutas maduras (morango, pêssego, cereja, manga…)
  • suco de 1 limão
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo

1 – Para fazer a massa, misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga em pedaços e misture com os dedos até obter uma aparência de farofa. Adicione água aos poucos, uma colherada por vez, amassando a cada adição, até a massa ficar homogênea e capaz de formar uma bola. Cubra com um filme e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

 

2 – Corte as frutas em pedaços e regue com o suco de limão. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa em formato de um círculo. Ponha o recheio no centro da massa e dobre as bordas. Salpique o açúcar mascavo sobre as frutas e bordas. Asse em forno preaquecido a 200 °C até que a massa fique dourada e irresistível.

O melhor da época

Bom mesmo é fazer doce com as frutas da época: elas são mais bonitas, mais gostosas, mais baratas e, geralmente, favorecem os agricultores próximos a você. Veja quais funcionam no forno

 

Primavera-verão

Primavera é tempo de abacaxi, ameixa, amora, jabuticaba, manga. Pêssegos, figos, lichia e alguns tipos de uva, como a niágara, chegam no verão.

 

Outono-inverno

Peras, maçãs e goiabas surgem lindas no outono. Depois é a vez dos caquis, dos kiwis, das carambolas, das mexericas. Os morangos ficam bons no fim do inverno.

oquetemprajantar1100

“Essa é uma receita da revista “O Que Tem Pra Jantar?” edição 11, que você só encontra no St. Marche. Compre o seu exemplar nas lojas, se inspire na cozinha e faça o bem! Cada revista é uma doação para a ONG Banco de Alimentos.

Ainda não tem descontos exclusivos nos seus produtos favoritos? Cadastre-se agora!